Avaliação de Competências em Suporte Básico de Vida em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52572/revchronosurg.v1i1.9

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Permanente, Competências, Urgência, Pré-hospitalar, Educação Popular em Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de avaliação diagnóstica de competências no suporte básico de vida prestado pelos condutores e técnicos de enfermagem do SAMU 192, em Fortaleza. Metodologia: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência sobre avaliação de competências realizada com 193 profissionais, a fim de verificar as competências técnicas destes sobre suporte básico de vida, em fevereiro de 2015, em 3 estações, contemplando o atendimento ao trauma, reanimação cardiopulmonar e procedimentos de segurança. Resultados: participaram 130 profissionais (67,4% do total); 63 não se disponibilizaram à avaliação. Aqueles que compareceram perfizeram um total de 368 avaliações, pois alguns não realizaram as três estações (chamados para ocorrências, desistências e resistências); somente 27 (20,8%) obtiveram conceito satisfatório em todas as estações e 73 (56,1%) obtiveram satisfatório somente em uma ou em nenhuma estação. Percebeu-se melhor qualificação dos condutores, em relação aos técnicos de enfermagem. Foram observados incidentes críticos na avaliação diagnóstica. Considerações finais: foram evidenciadas as fragilidades do serviço no âmbito técnico-administrativo (formas de atendimento e fluxos de trabalho), mas também nos aspectos afetivo-atitudinais, pessoais ou interpessoais. Como consequência, planejou-se uma total reformulação dos processos educacionais na implementação da educação permanente no serviço.

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Biografia do Autor

Cláudio Roberto Freire de Azevedo, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 – Regional Fortaleza

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde (IEP/HSL), atualmente é médico da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), na coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 - Regional Fortaleza. Especialista em Processos Educacionais na Saúde (2012 e 2014), em Gestão da Atenção à Saúde (2012) e em Regulação no SUS (2014), todos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), foi tutor dos cursos de especialização em Regulação em Saúde (2012) e Gestão de Emergência em Saúde Pública (2014), todos também do IEP/HSL. Ex-chefe da Central de Regulação das Internações e a Equipe de Auditoria, Avaliação e Controle da SMS, prestou assessoria na criação da Equipe de Controle e Avaliação de Leitos Hospitalares e UTI na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, em 2012, e do Sistema Municipal de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMAFor), em 2013.

Extraído de http://lattes.cnpq.br/1770263016352375

Juliana Araújo de Medeiros, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989) com especialização em Endodontia. Ex-coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 - Regional Fortaleza é dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, com especialização em Processos Educacionais na Saúde (IEP/HSL, 2014), em Regulação em Saúde no SUS (IEP/HSL, 2013), em Gestão de Sistema e Serviço de Saúde (UNICAMP, 2007), em Epidemiologia e Vigilância em Saúde (UFC, 2006) e em Dinâmica de Grupo e Relações Humanas (CDGRH, 2001).

Julyana Gomes Freitas, Universidade de Fortaleza / Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 – Regional Fortaleza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Urgência e Emergência pela ESP (Escola de Saúde Pública) e em Linhas de Cuidado em Enfermagem (Urgência e Emergência) pela UFSC (Universidade de Santa Catarina). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Instutora em Simulação Clínica e Realística (Laerdal Medical e Area Training & Consulting). Docente da Graduação e Pós-Graduação (Stricto Sensu) da Universidade de Fortaleza. Preceptora do Núcleo de Educação Permanente (SAMU FORTALEZA). Atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação; Urgência e Emergência; Paciente Crítico; Tecnologias e Educação.

Wilcilene Oliveira dos Santos, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza

Graduada em Enfermagem, pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2010). Atualmente é Enfermeira, Facilitadora e Coordenadora de Extensão do Núcleo de Educação Permanente - NEP do SAMU 192 Regional Fortaleza e intervencionista das Unidades de Suporte Avançado (USA) do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. Especialista em Urgência e Emergência e Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem na Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Cláudia Regina de Castro Lima, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza

Possui graduação em BACHARELADO EM ENFERMAGEM pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva,Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Urgência e Emergência, Enfermeira Intervenção/Regulação - (SAMU Fortaleza) - Preceptora NEP SAMUFor , Enfermeira Gerente de Frota -COAPH- SAMU Ceará , Mestre em Ciências da Educação- UPAP. Doutora em UTI (SOBRATI). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO, PEDIÁTRICA E NEONATAL e URGÊNCIA e EMERGÊNCIA / DOCÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR/COORDENAÇÃO/EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: UTI, enfermagem, enfermeiro, saúde pública, saúde da Criança, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de material e Unidade de Recuperação pós-anestésica, Introdução a Enfermagem, enfermeiro emergência e enfermagem aleitamento, Pediatria, Neonatologia, APH, Educação.

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Publicado

05-06-2021

Como Citar

1.
Azevedo CRF de, Medeiros JA de, Freitas JG, Santos WO dos, Lima CR de C. Avaliação de Competências em Suporte Básico de Vida em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Rev. Chronos Urg. [Internet]. 5º de junho de 2021 [citado 29º de março de 2024];1(1):e1121.9. Disponível em: https://chronos.samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/urgencia/article/view/9

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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