Evolução na Formação de Facilitadores para Educação Permanente pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52572/revchronosurg.v1i1.10

Palavras-chave:

Formação de Facilitadores, Educação Permanente, Urgência, Pré-hospitalar

Resumo

Objetivo: esse estudo visa apresentar a evolução das mudanças metodológicas na formação de profissionais para a educação permanente em saúde. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, baseado em análise documental sobre a Capacitação de Tutores e Facilitadores em Educação Permanente em Saúde no SUS, em execução pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza desde janeiro de 2013, capacitando profissionais da área da saúde para facilitar educação permanente em seus serviços. Resultados: a capacitação passou por cinco fases ao longo do tempo, integrando-se como atividade educacional da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza e impulsionando a construção do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde. Considerações finais: percebeu-se uma evolução na abordagem metodológica e na ênfase do aprendizado, de uma formação mais técnica, para a implementação da Educação Permanente em Saúde no serviço, para uma formação reflexiva individual, uma reflexão do sujeito enquanto fomentador de mudanças onde quer que esteja. Passou-se a promover o desenvolvimento das habilidades de aprender a aprender, da autonomia e aprendizagem colaborativa, para promover a criatividade e, principalmente, para “aprender a Ser para poder ser com os outros como se é consigo mesmo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto Freire de Azevedo, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde (IEP/HSL), atualmente é médico da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), na coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 - Regional Fortaleza. Especialista em Processos Educacionais na Saúde (2012 e 2014), em Gestão da Atenção à Saúde (2012) e em Regulação no SUS (2014), todos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), foi tutor dos cursos de especialização em Regulação em Saúde (2012) e Gestão de Emergência em Saúde Pública (2014), todos também do IEP/HSL. Ex-chefe da Central de Regulação das Internações e a Equipe de Auditoria, Avaliação e Controle da SMS, prestou assessoria na criação da Equipe de Controle e Avaliação de Leitos Hospitalares e UTI na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, em 2012, e do Sistema Municipal de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMAFor), em 2013.

Extraído de http://lattes.cnpq.br/1770263016352375

 

Juliana Araújo de Medeiros, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989) com especialização em Endodontia. Ex-coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 - Regional Fortaleza é dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, com especialização em Processos Educacionais na Saúde (IEP/HSL, 2014), em Regulação em Saúde no SUS (IEP/HSL, 2013), em Gestão de Sistema e Serviço de Saúde (UNICAMP, 2007), em Epidemiologia e Vigilância em Saúde (UFC, 2006) e em Dinâmica de Grupo e Relações Humanas (CDGRH, 2001).

Referências

Fortaleza PM de. Diário Oficial do Município No 15.757, de 29 de abril de 2016 [Internet]. Fortaleza; 2016 [cited 2020 Apr 18]. Available from: https://diariooficial.fortaleza.ce.gov.br/download-diario?objectId=workspace://SpacesStore/dd6ec367-0e06-4ba1-8b9e-373101f45120;1.1&numero=15757

Peixoto LS, Gonçalves LC, Costa TD da, Tavares CM de M, Cavalcanti ACD, Elaine Antunes Cortez. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enferm Glob [Internet]. 2013 [cited 2020 Apr 16];29:324–40. Available from: http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_revision1.pdf

Núcleo de Educação Permanente. Legislação SAMU 192 - Regional Fortaleza [Internet]. 2019 [cited 2020 Apr 16]. Available from: https://samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/o-samu-192-fortaleza/nucleo-de-ensino/legislacao

Brasil M da SS de G do T e da E na SD de G da E em S. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [Internet]. Série B. Textos Básicos de Saúde Série Pactos pela Saúde 2006, v. 9. Brasília: Ministério da Saúde; 2009 [cited 2020 Apr 16]. 64 p. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacto_saude_volume9.pdf

Carotta F, Kawamura D, Salazar J. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saúde e Soc [Internet]. 2009 [cited 2020 Apr 16];18(supl.1):48–51. Available from: http://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29529

Azevedo CRF de. Aprimoramento da Regulação Médica Primária no Serviço de Atendimento Pré-hospitalar do SAMU 192 em Fortaleza-Ceará, através da Estratégia de Educação Permanente em Saúde [Internet]. [São Paulo]: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; 2012. Available from: https://www.researchgate.net/publication/350950372_Aprimoramento_da_Regulacao_Medica_Primaria_no_Servico_de_Atendimento_Pre-hospitalar_do_SAMU_192_em_Fortaleza-Ceara_atraves_da_Estrategia_de_Educacao_Permanente_em_Saude

Lopes SRS, Piovesan ÉT de A, Melo L de O, Pereira MF. Potencialidades da educação permanente para a transformação das práticas de saúde. Com Ciências Saúde [Internet]. 2007 [cited 2020 Apr 16];18(2):147–55. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-484725

El Hetti LB, Bernardes A, Gabriel CS, Fortuna CM, Maziero VG. Educação permanente/continuada como estratégias de gestão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2013 Dec 31 [cited 2020 Apr 20];15(4):973–82. Available from: http://revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/24405

Jacobovski R, Ferro LF. Educação permanente em Saúde e Metodologias Ativas de ensino: uma revisão sistemática integrativa. Res Soc Dev [Internet]. 2021 Mar 20 [cited 2020 Apr 3];10(3):e39910313391. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13391

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM De, Meirelles CDAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Cien Saude Colet [Internet]. 2008 [cited 2020 Apr 16];13(2):2133–44. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232008000900018&script=sci_abstract&tlng=pt

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semin Ciências Sociais e Humanas [Internet]. 2011 [cited 2020 Apr 16];32(1):25–40. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326

Silva GM, Guanaes-Lorenzi C. Registros Reflexivos na Facilitação de Processos de Educação Permanente em Saúde. Rev da SPAGESP [Internet]. 2021 [cited 2020 Apr 20];22(1):6–21. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702021000100002

Núcleo de Educação Permanente. Espiral de Princípios Educacionais do NEP SAMUFor [Internet]. 2021 [cited 2020 May 24]. Available from: https://sead.samu.fortaleza.ce.gov.br/mod/page/view.php?id=221&forceview=1

Fortaleza SM da S de. Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde 2018-2021 [Internet]. Timbó MIT, Pinheiro NMM, Albuquerque KM, Maia L de A, Dantas VL de A, Lima R de S, editors. Fortaleza: Secretaria Municipal da Saúde; 2018 [cited 2020 Apr 29]. 98 p. Available from: http://saude.fortaleza.ce.gov.br/2016-

Emerson Elias Merhy, Laura Camargo Macruz Feuerwerker, Ricardo Burg Ceccim. Educación Permanente en Salud: una Estrategia para Intervenir en la Micropolítica del Trabajo en Salud. Salud Colect [Internet]. 2006 [cited 2020 Apr 29];2(2):147–60. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=73120204

Nespoli G, Ribeiro VMB. Discursos que formam saberes: uma análise das concepções teóricas e metodológicas que orientam o material educativo de formação de facilitadores de Educação Permanente em Saúde. Interface - Comun Saúde, Educ [Internet]. 2011 Sep 2 [cited 2020 Apr 29];15(39):985–96. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400003&lng=pt&tlng=pt

Laprovita D, Fernandes FC, Almeida LP de, Corvino MPF, Cortez EA, Braga AL de S. Educação permanente no atendimento pré-hospitalar móvel: perspectiva de Emerson Merhy. Rev Enferm UFPE line [Internet]. 2016 Nov 15 [cited 2020 Apr 20];10(12):4680–6. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11538

Garcia CA, Meneguci J, Bastos MAR. Ações de Educação Permanente na Saúde Pública Brasileira: uma revisão integrativa. REFACS (online) [Internet]. 2015 Jul 13 [cited 2020 Apr 29];3(3):194–205. Available from: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1237

Fernandes FC, Laprovita D, Bonin WL de M, Valente GSC, Cortez EA, Corvino MPF. Permanent Education in the emergency mobile pre-hospital care service: an integrative review. Online Brazilian J Nurs [Internet]. 2020 Sep 2 [cited 2020 Apr 20];19(2):13. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5928

Downloads

Publicado

10-07-2021

Como Citar

1.
Azevedo CRF de, Medeiros JA de. Evolução na Formação de Facilitadores para Educação Permanente pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza. Rev. Chronos Urg. [Internet]. 10º de julho de 2021 [citado 23º de novembro de 2024];1(1):e1121.10. Disponível em: https://chronos.samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/urgencia/article/view/10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)