Uso do Design Thinking para o Desenvolvimento e Construção de Projetos Educacionais em Saúde utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52572/revchronosurg.v1i1.20

Palavras-chave:

Design Thinking, Educação à Distância, Inovação, Educação Permanente, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de utilização do Design Thinking como proposta metodológica para o desenvolvimento e construção de projetos educacionais utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação pelos educadores do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 – Regional Fortaleza. Metodologia: trata-se de estudo descritivo, de natureza qualitativa, baseado em relato de experiência do uso do Design Thinking por seis educadores do serviço, no período de março a junho de 2020. O desenvolvimento e construção dos projetos educacionais ocorreu à distância, através de aplicativo para videoconferências, utilizando as fases de inspeção, ideação e implementação do Design Thinking. Resultados: a utilização do Design Thinking aumentou o potencial reflexivo e criativo do grupo, através do uso do pensamento abdutivo associado aos pensamentos convergente e divergente, o que culminou com a construção de material educacional autoinstrucional. Considerações Finais: essa experiência permitiu ao grupo desenvolver um trabalho baseado na aprendizagem colaborativa à distância, de forma a aplicar, analisar, sintetizar e criar produtos no ambiente virtual de aprendizagem, de forma a ampliar as ofertas de propostas educacionais do serviço para a educação à distância, contribuindo assim, para melhor qualificação da Educação Permanente no município de Fortaleza.

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Biografia do Autor

Thaúsi Frota Sá Nogueira Neves Souza, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 - Regional Fortaleza

Cirurgiã-Dentista da Estratégia Saúde da Família do município de Fortaleza desde 2008; especialista em odontopediatria desde 1997; mestre em fisiologia desde 2008; preceptora de campo de estágio em saúde coletiva pela UNIFOR desde 2014; educadora do NEP SAMUFor desde 2018; integra o corpo de odontopediatras do Programa Criança Sorridente – Bebê Clínica do município de Fortaleza desde 2018; integra o quadro de facilitadores em processos educacionais do IMPARH desde 2019. Atua nas áreas de odontopediatria; saúde coletiva; educação permanente em saúde; educação em saúde; TICS voltadas ao processo ensino-aprendizagem e saúde pública

Daniel Vale Pereira, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 - Regional Fortaleza

Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família do município de Fortaleza desde 2006; especialista em Saúde Pública e Saúde da Família desde 2008; preceptor do PET de 2013-2015; educador do NEP SAMUFor desde 2019; integra o quadro de facilitadores em processos educacionais do IMPARH. Atua nas áreas de educação permanente em saúde; educação em saúde, TICS voltadas ao processo ensino-aprendizagem e saúde pública.

Cláudio Roberto Freire de Azevedo, Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 - Regional Fortaleza

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde (IEP/HSL), atualmente é médico da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), na coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 - Regional Fortaleza. Especialista em Processos Educacionais na Saúde (2012 e 2014), em Gestão da Atenção à Saúde (2012) e em Regulação no SUS (2014), todos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), foi tutor dos cursos de especialização em Regulação em Saúde (2012) e Gestão de Emergência em Saúde Pública (2014), todos também do IEP/HSL. Ex-chefe da Central de Regulação das Internações e a Equipe de Auditoria, Avaliação e Controle da SMS, prestou assessoria na criação da Equipe de Controle e Avaliação de Leitos Hospitalares e UTI na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, em 2012, e do Sistema Municipal de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMAFor), em 2013.

Extraído de http://lattes.cnpq.br/1770263016352375

 

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

1.
Souza TFSNN, Pereira DV, Azevedo CRF de. Uso do Design Thinking para o Desenvolvimento e Construção de Projetos Educacionais em Saúde utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação. Rev. Chronos Urg. [Internet]. 1º de agosto de 2021 [citado 3º de dezembro de 2024];1(1):e1121.20. Disponível em: https://chronos.samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/urgencia/article/view/20

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