Uso do Design Thinking para o Desenvolvimento e Construção de Projetos Educacionais em Saúde utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.52572/revchronosurg.v1i1.20Palavras-chave:
Design Thinking, Educação à Distância, Inovação, Educação Permanente, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Resumo
Objetivo: relatar a experiência de utilização do Design Thinking como proposta metodológica para o desenvolvimento e construção de projetos educacionais utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação pelos educadores do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 – Regional Fortaleza. Metodologia: trata-se de estudo descritivo, de natureza qualitativa, baseado em relato de experiência do uso do Design Thinking por seis educadores do serviço, no período de março a junho de 2020. O desenvolvimento e construção dos projetos educacionais ocorreu à distância, através de aplicativo para videoconferências, utilizando as fases de inspeção, ideação e implementação do Design Thinking. Resultados: a utilização do Design Thinking aumentou o potencial reflexivo e criativo do grupo, através do uso do pensamento abdutivo associado aos pensamentos convergente e divergente, o que culminou com a construção de material educacional autoinstrucional. Considerações Finais: essa experiência permitiu ao grupo desenvolver um trabalho baseado na aprendizagem colaborativa à distância, de forma a aplicar, analisar, sintetizar e criar produtos no ambiente virtual de aprendizagem, de forma a ampliar as ofertas de propostas educacionais do serviço para a educação à distância, contribuindo assim, para melhor qualificação da Educação Permanente no município de Fortaleza.
Downloads
Referências
Cyrino LA de C. A Leitura e a Educação 3.0: demandas ubíquas para a formaçao do leitor literário. In: Anais Comunicações do 13.o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural [Internet]. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo; 2016 [cited 2021 Jul 31]. p. 81–92. Available from: www.upf.br/editora
Pacheco JA, Sousa J, Maia IB. Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI. Rev Diálogo Educ [Internet]. 2020 Jun 29 [cited 2020 May 3];20(65):528–57. Available from: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26460
Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD Da, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem no Processo de Ensino em Saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res [Internet]. 2017 Dec 15 [cited 2020 Apr 27];37(4):349–57. Available from: https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/73911
Azevedo CRF de, Medeiros JA de. Evolução na Formação de Facilitadores para Educação Permanente pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza. Rev Chronos Urgência [Internet]. 2021 Jul 10 [cited 2021 Jul 27];1(1):e1121.10-e1121.10. Available from: https://chronos.samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/urgencia/article/view/10
Delors J, Al-Mufti I, Amagi I, Carneiro R, Chung F, Geremek B, et al. Educação: um tesouro a descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI [Internet]. Unesco da Comissão Internacional sobre Educação. São Paulo: Cortez Editora; 1998 [cited 2020 Apr 26]. 288 p. Available from: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf
Brasil M da S. Portaria GM/MS No 1863, de 29 de setembro de 2003 [Internet]. 2003 [cited 2020 Apr 15]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2003/prt1863_26_09_2003.html
Matos EM de O, Oliveira CCS, Souza TF da S, Nascimento M da C, Souza TG dos S. A importância da atuação do Cirurgião-Dentista na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS): uma revisão bibliográfica. Brazilian J Heal Rev [Internet]. 2020 May 12 [cited 2020 Apr 27];3(3):4383–95. Available from: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/9905/8321
Linhares CF. Inter-Relações Entre o Processo Criativo da Publicidade Brasileira e a Metodologia do Design Thinking. Blucher Des Proc [Internet]. 2019 Nov [cited 2020 Apr 27];6(4):280–9. Available from: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/33625
Duarte AR. Design Thinking na Educação. Blucher Des Proc [Internet]. 2019 [cited 2020 Apr 27];6(1):763–77. Available from: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/29956
Paiva ED, Zanchetta MS, Londoño C. Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem. Esc Anna nEry [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr 27];24(4):e20190304. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0304
McLaughlin JE, Wolcott MD, Hubbard D, Umstead K, Rider TR. A qualitative review of the design thinking framework in health professions education. BMC Med Educ [Internet]. 2019 Dec 4 [cited 2020 Apr 27];19(1):98. Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-019-1528-8
Reche MM, Janissek-Muniz R. Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa. Futur Stud Res J Trends Strateg [Internet]. 2018 Apr 1 [cited 2020 Apr 27];10(1):82–108. Available from: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/325
Brown T. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias design thinking. Rio de Janeiro: Elsevier Editora; 2010. 249 p.
Santos PVS, De Lima NVM, De Oliveira TCT, Pinheiro FA. A Metodologia Design Thinking: estratégia gerencial para empreendimentos. Rev Latino-Americana Inovação e Eng Produção [Internet]. 2017 Dec 26 [cited 2020 Apr 27];5(8):25. Available from: http://revistas.ufpr.br/relainep/article/view/55490
Benz IE, Magalhães CF de. TRANSDISCIPLINARIDADE PARA SE ENTENDER O DESIGN THINKING. Blucher Des Proc [Internet]. 2016 Dec [cited 2020 Apr 27];2(9):1403–15. Available from: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/24355
Gottlieb M, Wagner E, Wagner A, Chan T. Applying Design Thinking Principles to Curricular Development in Medical Education. Ilgen J, editor. AEM Educ Train [Internet]. 2017 Jan [cited 2020 Apr 27];1(1):21–6. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30051004
Picanço CT. Uma Metodologia para Melhoria de Processos Baseada em Design Thinking [Internet]. [Recife]: Universidade Federal de Pernambuco; 2017 [cited 2020 Apr 27]. Available from: www.cin.ufpe.br/~posgraduacao
Valdati A de B, Prim MA, Panisson C, Dandolini GA, Souza JA de. A Utilização do Design Thinking para Promover a Inovação Social. In: Anais do VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciki [Internet]. Foz do Iguaçi: Universidade Federal de Santa Catarina; 2017 [cited 2020 Apr 27]. p. 15. Available from: https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/257
Brasil M da SS de G do T da E na SD de G da E na S. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. 1a ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [cited 2020 May 3]. 73 p. Available from: www.saude.gov.br/sgtes
Farias QLT, Rocha SP, Cavalcante ASP, Diniz JL, Ponte Neto OA DA, Vasconcelos MIO. Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Rev Eletrônica Comun Informação e Inovação em Saúde [Internet]. 2017 Dec 31 [cited 2020 Apr 27];11(4):11. Available from: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1261
Bernardes AG, Nunes JA. Território e Sistemas Vitais na Saúde. Rev P e Psique [Internet]. 2018 Jun 30 [cited 2020 Apr 27];8(2):46. Available from: https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/74029
Côrtes Júnior JC de S, Souza MCA de, Vilagra MM, Côrtes PP de R, Vilagra SMBW, Tempski PZ, et al. Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr 27];44(4):e118. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402&tlng=pt
Bacich L, Moran J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] [Internet]. e-PUB. Porto Alegre: Penso; 2018 [cited 2020 Apr 27]. 430 p. Available from: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf
Pinto LBF. Resenha: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Rev Formação e Prática Docente [Internet]. 2020 Oct 14 [cited 2020 Apr 27];0(4):89–91. Available from: http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/revistaformacaoepraticaunifeso/article/view/2216
Eufrásio Junior NL. O Processo de Construção de Materiais Educacionais Digitais na Educação Corporativa em Contexto Hospitalar. Redin - Rev Educ Interdiscip [Internet]. 2019 Dec 19 [cited 2020 Apr 27];8(1):12. Available from: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1510
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Thaúsi Frota Sá Nogueira Neves Souza, Daniel Vale Pereira, Cláudio Roberto Freire de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença maximiza a disseminação e uso dos materiais licenciados pois permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito pela criação original ao autor e publicação pela Rev. Chronos Urg. e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.