Simulação Clínica como Estratégia de Implementação de Educação Permanente em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
DOI:
https://doi.org/10.52572/revchronosurg.v1i1.25Palavras-chave:
Urgência, Simulação Realística, Atendimento Pré-hospitalar, Educação Permanente, Metodologias Ativas, MotivaçãoResumo
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Fortaleza (SAMUFor), no processo de implementação de Educação Permanente, iniciou o uso da metodologia da Simulação Clínica (SC). Objetivo: relatar a experiência de uso da SR como estratégia para melhorar a adesão e diminuir a evasão às atividades educacionais no NEP SAMUFor. Metodologia: trata-se de estudo descritivo, qualitativo, baseado em relato de experiência, de uma capacitação em suporte avançando de vida dentro de uma estratégia de educação continuada, fazendo parte de uma perspectiva de Educação Permanente no SAMUFor. Resultados: dos 13 educandos um desistiu, alegando dificuldade de tempo para acompanhar o curso. Os demais se fizeram presentes e oito educandos finalizaram a capacitação com conceito Satisfatório para certificação. As percepções dos educandos sobre a qualidade do curso foram claramente positivas, acentuando motivação para outros cursos no mesmo formato e temática e para contribuir no crescimento da instituição. Considerações finais: o estudo indica que a adoção da SR, aplicada por educadores que tenham formação específica e as competências necessárias para tornar o estudante ativo no processo de ensino-aprendizagem, pode motivá-los, melhorando a adesão e reduzindo a evasão aos processos educacionais.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. 1a ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [citado 5º de fevereiro de 2022]. 73 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
Azevedo CRF de, Medeiros JA de. Evolução na Formação de Facilitadores para Educação Permanente pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza. Rev Chronos Urgência [Internet]. 2021 Jul 10 [citado 5º de fevereiro de 2022];1(1):e1121.10. Disponível em: https://chronos.samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/urgencia/article/view/10
NEPSAMUFor N de EP do S 192 RF. Normas de Conduta Técnica e Gestora para Profissionais do SAMU 192 – Regional Fortaleza: Regimento Interno SAMUFor [Internet]. Vol. 1. Fortaleza: SMS Fortaleza; 2016 [citado 5º de fevereiro de 2022]. 158 p. Disponível em: https://samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/repositorio-institucional/download/2-normas-de-conduta-tecnica-e-gestora/82-regimento-interno-samufor
Paniza MDR, Cassandre MP, Senger CM. Os Conflitos sob a Mediação do Laboratório de Mudança: Uma Aprendizagem Expansiva. Rev Adm Contemp [Internet]. 2018 Apr [citado 5º de fevereiro de 2022];22(2):271–90. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000200271&lng=pt&tlng=pt
Larsen DP, Wesevich A, Lichtenfeld J, Artino AR, Brydges R, Varpio L. Tying knots: an activity theory analysis of student learning goals in clinical education. Med Educ [Internet]. 2017 Jul [citado 5º de fevereiro de 2022];51(7):687–98. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/medu.13295
Bok HGJ, de Jong LH, O’Neill T, Maxey C, Hecker KG. Validity evidence for programmatic assessment in competency-based education. Perspect Med Educ [Internet]. 2018 Dec 14 [citado 5º de fevereiro de 2022];7(6):362–72. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s40037-018-0481-2
Azevedo CRF de, Medeiros JA de, Freitas JG, Santos WO dos, Lima CR de C. Avaliação de Competências em Suporte Básico de Vida em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Rev Chronos Urgência [Internet]. 2021 Jun 5 [citado 5º de fevereiro de 2022];1(1):e1121.9. Disponível em: https://chronos.samu.fortaleza.ce.gov.br/index.php/urgencia/article/view/9
McClelland DC. Testing for competence rather than for “intelligence.” Am Psychol [Internet]. 1973 [citado 5º de fevereiro de 2022];28(1):1–14. Disponível em: http://doi.apa.org/getdoi.cfm?doi=10.1037/h0034092
Durand T. L’alchimie de la compétence. Barthélemy J, Denis J-P, editors. Rev Française Gest [Internet]. 2015 Nov 18 [citado 5º de fevereiro de 2022];41(253):267–95. Disponível em: http://rfg.revuesonline.com/10.3166/RFG.160.261-292
Wong S-C. Competency Definitions, Development and Assessment: A Brief Review. Int J Acad Res Progress Educ Dev [Internet]. 2020 Sep 24 [citado 5º de fevereiro de 2022];9(3):95–114. Disponível em: https://hrmars.com/journals/papers/IJARPED/v9-i3/8223
Ghezzi JFSA, Higa E de FR, Lemes MA, Marin MJS. Strategies of active learning methodologies in nursing education: an integrative literature review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [citado 5º de fevereiro de 2022];74(1). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672021000100303&tlng=en
Scalabrini Neto A, Fonseca A da S, Brandão CFS. Simulação Realística e Habilidades na Saúde. Rio de Janeiro: Atheneu; 2017. 230 p.
Quilici. Simulação clínica: do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu; 2012. 192 p.
Nascimento J da SG, Oliveira JLG de, Alves MG, Braga FTMM, Góes F dos SN de, Dalri MCB. Debriefing methods and techniques used in nursing simulation. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2020 [citado 5º de fevereiro de 2022];41(0):e20190182. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/fjCyqcxZmZk87vcVfr9QPXy/?lang=pt
Ferreira RPN, Guedes HM, Oliveira DWD, Miranda JL de. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Rev Enferm do Centro-Oeste Min [Internet]. 2018 Jul 16 [citado 5º de fevereiro de 2022];8(0):e2508. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/2508
Lewis KL, Bohnert CA, Gammon WL, Hölzer H, Lyman L, Smith C, et al. The Association of Standardized Patient Educators (ASPE) Standards of Best Practice (SOBP). Adv Simul [Internet]. 2017 Dec 27 [citado 5º de fevereiro de 2022];2(1):10. Disponível em: http://advancesinsimulation.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41077-017-0043-4
Bajaj K, Meguerdichian M, Thoma B, Huang S, Eppich W, Cheng A. The PEARLS Healthcare Debriefing Tool. Acad Med [Internet]. 2018 Feb [citado 5º de fevereiro de 2022];93(2):336. Disponível em: http://journals.lww.com/00001888-201802000-00042
Junior GAP, Guedes HTV. Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas [Internet]. 1a Ed. (ABEM) AB de EM, editor. São Carlos: Editora Cubo; 2021 [citado 5º de fevereiro de 2022]. 254 p. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/978-65-86819-11-3
Merhy EE, Baduy RS, Seixas CT, Almeida DE da S, Júnior HS. Avaliação compartilhada do cuidado em saúde: Surpreendendo o instituído nas redes [Internet]. Rio de Janeiro: Hexis Editora; 2016 [citado 5º de fevereiro de 2022]. 448 p. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/project/politicas-e-cuidados-em-saude-livro-1-avaliacao-compartilhada-do-cuidado-em-saude-surpreendendo-o-instituido-nas-redes/
Costa GOF da, Rocha HAL, Moura Júnior LG de, Medeiros FDC. Taxonomia dos objetivos educacionais e as teorias de aprendizagem no treinamento das técnicas cirúrgicas laparoscópicas em ambiente de simulação. Rev Col Bras Cir [Internet]. 2018 Oct 18 [citado 5º de fevereiro de 2022];45(5):e1954. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000500400&lng=pt&tlng=pt
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriel dos Santos Dias Soares, Cláudio Roberto Freire de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença maximiza a disseminação e uso dos materiais licenciados pois permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito pela criação original ao autor e publicação pela Rev. Chronos Urg. e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.