Informação para Autores
Interessado em enviar para esta revista? Recomendamos que você analise a página Sobre a Revista, para as políticas de seção da revista, bem como as Diretrizes para autores. Autores precisam registrar-se com a revista antes de enviar ou, se já estiver registrado, pode simplesmente fazer log in e iniciar o processo de submissão em quatro passos, descritos abaixo.
O número máximo de autores do manuscrito está limitado a seis (06). As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve basear-se nas deliberações do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org) que orienta os seguintes aspectos a serem considerados na contribuição substancial para o reconhecimento da autoria: 1. Concepção e delineamento do trabalho; 2. Obtenção, análise e interpretação dos dados; 3. Participação da discussão dos resultados; 4. Redação do manuscrito e revisão crítica do seu conteúdo; 5. Aprovação da versão final do manuscrito.
Da submissão
A submissão é composta de quatro passos:
- Passo 1: Início
- Escolher a Seção da Revista (Editorial, Artigo Original, Revisões, Artigo de Reflexão, Relatos de Experiência ou Resenha);
- Escolher a Categoria (Área Temática / Eixo);
- Confirmar todos os requisitos para envio do manuscrito;
- Fornecer comentários para o editor (opcional); e
- Ler e aceitar a Declaração de Direitos Autorais da Revista.
- Passo 2: Transferência do Manuscrito
- Selecionar componente Texto do Artigo e enviar o arquivo. Confirmar metadados e finalizar enviando um novo arquivo;
- Selecione um novo componente e repetir os passos anteriores até ter enviado todos os documentos mínimos exigidos para a submissão, a saber:
- uma cópia do documento de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de acordo com as normas das Resoluções Nº 466/2012 , Nº 510/2016 e Nº 580/2018, todas do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ou "Declaração de não-envolvimento de Seres Humanos na Pesquisa", digitalizada em formato .jpg ou .pdf;
- a "Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais" na qual seja especificada a contribuição de cada um, assinada diretamente no documento, digitalizada em formato .jpg ou .pdf; e
- a "Declaração sobre Conflito de Interesses" (todos os autores devem assinar este documento), digitalizada em formato .jpg ou .pdf.
- Passo 3: Inserir Metadados
- Insira o Título (no máximo 20 palavras em cada idioma - Português, Inglês e Espanhol);
- Não insira o Subtítulo (se houver), no campo Subtítulo, mas junto com o Título no campo correspondente;
- Insira o Resumo (máximo de 200 palavras para cada idioma);
- Insira os Coautores (até mais 5 pesquisadores). Todos deverão estar identificados com: nome completo, instituição de origem, formação acadêmica, e-mail e ID do ORCID;
- Insira os Descritores segundo o sistema DeCS/MeSH; e
- Insira as Palavras-chave.
- Passo 4: Confirmação
- Você pode voltar e editar as informações fornecidas em qualquer passo anterior; e
- Clique em Finalizar Submissão quando tudo estiver pronto.
Importante!
A Revista não cobra taxas de submissão e publicação. Contudo, o processo de revisão da língua portuguesa e tradução dos títulos e resumos para o inglês e espanhol serão financiados pelos autores
Dos prazos
- Período de submissões: fluxo contínuo.
- Processo editorial:
- Fase 1: avaliação de conformidades e avaliação ética realizada pelos Editores:
- Prazo de revisão de até 7 dias.
- Fase 2: avaliação duplo-cega realizada pelos pareceristas:
- Prazo de avaliação de até quatro semanas.
- Fase 3: ajustes e reavaliações:
- Prazo para alterações no artigo após as considerações dos avaliadores e ressubmissão de até 15 a 21 dias corridos.
- Prazo de reavaliação pelos pareceristas de até 7 dias.
- Prazo para confirmar a intenção de publicação após o recebimento da Carta de Aprovação final de até 72 horas.
- Fase 4: ediçao final do manuscrito:
- Prazo de Edição de Texto: até 7 dias.
- Prazo para correções após a Edição de Texto: 24 horas.
- Prazo de Edição de Layout: até 7 dias.
- Prazo para aprovação da versão final do artigo, após a Edição de Layout: 24 horas.
- Publicação da versão final do artigo: até 48 horas.
- Fase 1: avaliação de conformidades e avaliação ética realizada pelos Editores:
Prazo total esperado, da submissão à publicação: cerca de 12 semanas.
Das responsabilidades editoriais
Coordenação Editorial
- Analisar os manuscritos quanto ao escopo da Revista Chronos Urgência;
- Faz a avaliação quanto à adequação do manuscrito às diretrizes de submissão da revista no prazo de até 72 horas. Nessa avaliação preliminar, analisar-se-á:
- Assegurar que o manuscrito enviado atenda aos requisitos para a avaliação, no nosso caso double-blind peer review, da forma mais justa e imparcial possível, assegurando que as informações permaneçam confidenciais (ver o todo o conteúdo do texto e metadados do arquivo); e
- Verificar:
- Se os dados dos autores (até seis), foram todos fornecidos nos metadados da submissão (nome completo, instituição de origem, formação acadêmica, e-mail e ID do ORCID);
- Se, na preparação do manuscrito, a apresentação de texto, formato e estrutura foram respeitados segundo as diretrizes para submissão da Revista Chronos Urgência;
- Se o texto do manuscrito segue as diretrizes da Equator Network, de acordo com o tipo de estudo realizado;
- Se toda a documentação suplementar foi fornecida e assinada: cópia do documento de aprovação no Comitê̂ de Ética em Pesquisa (CEP) ou "Declaração de não-envolvimento de Seres Humanos na Pesquisa"; "Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais"; e "Declaração sobre Conflito de Interesses"; e
- Na ausência de um assistente editorial, submeter o manuscrito ao mecanismo antiplágio da revista (Ithenticate).
- Zelar e proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores;
- Garantir a proteção da identidade dos avaliadores envolvidos no processo;
- Orientar Editores de Seção, Avaliadores e Autores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da revista, submissão, avaliação e encaminhamentos;
- Garantir que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores;
- Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics);
- Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa;
- Assegurar a autonomia das decisões editoriais;
- Como membro da Equipe Editorial, não deve participar como parecerista; e
- Quando autor de artigos na Revista Chronos Urgência, deve-se deixar claro que a revisão por pares corre independentemente do editor, realizada pelo Editor de Seção, segundo orientações do COPE. Também deve publicar um comentário, no próprio artigo, mostrando o quão transparente foi o processo de revisão.
Editores de Seção:
- Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados;
- Continua a avaliação preliminar do manuscrito submetido à revista, em seus aspectos éticos, de relevância e de política de plágio, tendo o prazo de até 96 horas para sua decisão editorial. Para isso deve:
- Efetuar a análise documental fornecida, principalmente sobre os critérios éticos;
- Avaliar a relevância e a contribuição dos achados para o avanço do conhecimento na sua Área Temática;
- Se pertinente, recusar o manuscrito, devolvendo-o à Coordenação Editorial junto com suas justificativas quanto aos aspectos analisados;
- Do contrário enviar o manuscrito para avaliação.
- Fazer uma adequada seleção de, no mínimo, dois avaliadores para a avaliação às cegas (double-blind peer review):
- Garantir a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem;
- Para cada avaliador, selecionar e vincular o instrumento de avaliação estruturado da revista ao manuscrito. Esse instrumento será preenchido pelo parecerista quando da inclusão de seu parecer dentro da revista e poderá ser enviado na íntegra para o autor;
- Tendo discordância nos pareceres, o Editor de Seção pode optar por dar a decisão final da submissão ou selecionar um terceiro parecerista.
- Como membro da Equipe Editorial, pode participar como parecerista de manuscritos de outra Área Temática que não a sua; e
- Quando autor de artigos na Revista Chronos Urgência, o Editor de Seção não deve participar do fluxo editorial, segundo orientações do COPE, sendo indicado um outro membro do Conselho Editorial para a função de Editor de Seção para esse manuscrito. Também deve-se publicar um comentário, no próprio artigo, mostrando o quão transparente foi o processo de revisão.
Pareceristas e ad hoc:
- Informar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo, quando solicitados;
- Declinar um convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse;
- Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações;
- Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere à ética, à impessoalidade e ao respeito aos direitos humanos;
- Informar os Editores sobre qualquer identificação de violação de boas práticas, de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio;
- Avaliar, segundo roteiro de avaliação da Revista Chronos Urgência:
- a originalidade da contribuição e a concordância com o escopo da revista;
- a metodologia adequada e válida;
- a análise rigorosa dos resultados e conclusões apoiadas pelos dados apresentados;
- o correto uso da língua portuguesa;
- o cumprimento com os critérios éticos de experimentação e da integridade em pesquisa.
- Quando autor de artigos na Revista Chronos Urgência, não deve participar do fluxo editorial.
Autores:
- É obrigação dos autores, saber o foco, escopo e concepção da Revista Chronos Urgência, bem como suas diretrizes para submissão;
- Assegurar que o artigo submetido é original e que sua abordagem e análise sejam consistentes e significativas;
- Quando cabível, dar crédito ao texto citando as fontes e garantindo que não haja inserções ou expressões que configurem plágio;
- Abordar e problematizar coerentemente os dados, deixando claro as boas práticas da investigação e/ou no estudo realizado;
- Atentar para as normas éticas cabíveis ao estudo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos;
- Não submeter nem publicar o manuscrito em outro periódico;
- Informar aos Editores sempre que houver a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado; e
- Atribuir a autoria somente a quem teve significativa contribuição na concepção e no desenvolvimento do estudo.