Informação para Autores

Interessado em enviar para esta revista? Recomendamos que você analise a página Sobre a Revista, para as políticas de seção da revista, bem como as Diretrizes para autores. Autores precisam registrar-se com a revista antes de enviar ou, se já estiver registrado, pode simplesmente fazer log in e iniciar o processo de submissão em quatro passos, descritos abaixo.

O número máximo de autores do manuscrito está limitado a seis (06). As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve basear-se nas deliberações do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org) que orienta os seguintes aspectos a serem considerados na contribuição substancial para o reconhecimento da autoria:  1. Concepção e delineamento do trabalho; 2. Obtenção, análise e interpretação dos dados; 3. Participação da discussão dos resultados; 4. Redação do manuscrito e revisão crítica do seu conteúdo; 5. Aprovação da versão final do manuscrito.

Da submissão

A submissão é composta de quatro passos:

  • Passo 1: Início
    • Escolher a Seção da Revista (Editorial, Artigo Original, Revisões, Artigo de Reflexão, Relatos de Experiência ou Resenha);
    • Escolher a Categoria (Área Temática / Eixo);
    • Confirmar todos os requisitos para envio do manuscrito;
    • Fornecer comentários para o editor (opcional); e
    • Ler e aceitar a Declaração de Direitos Autorais da Revista.
  • Passo 2: Transferência do Manuscrito
  • Passo 3: Inserir Metadados
    • Insira o Título (no máximo 20 palavras em cada idioma - Português, Inglês e Espanhol);
    • Não insira o Subtítulo (se houver), no campo Subtítulo, mas junto com o Título no campo correspondente;
    • Insira o Resumo (máximo de 200 palavras para cada idioma);
    • Insira os Coautores (até mais 5 pesquisadores). Todos deverão estar identificados com: nome completo, instituição de origem, formação acadêmica, e-mail e ID do ORCID;
    • Insira os Descritores segundo o sistema DeCS/MeSH; e
    • Insira as Palavras-chave.
  • Passo 4: Confirmação
    • Você pode voltar e editar as informações fornecidas em qualquer passo anterior; e
    • Clique em Finalizar Submissão quando tudo estiver pronto.

Importante!

A Revista não cobra taxas de submissão e publicação. Contudo, o processo de revisão da língua portuguesa e tradução dos títulos e resumos para o inglês e espanhol serão financiados pelos autores

Dos prazos

  • Período de submissões: fluxo contínuo.
  • Prazo de pré-avaliação editorial: até 7 dias.
  • Prazo de avaliação pelos pareceristas: até quatro semanas.
  • Prazo para alterações no artigo após as considerações dos avaliadores e ressubmissão: 15 a 21 dias corridos.
  • Prazo de reavaliação pelos pareceristas: até 7 dias.
  • Prazo para confirmar a intenção de publicação após o recebimento da Carta de Aprovação final: 72 horas.
  • Prazo de Edição de Texto: até 7 dias.
  • Prazo para correções após a Edição de Texto: 24 horas.
  • Prazo de Edição de Layout: até 7 dias.
  • Prazo para aprovação da versão final do artigo, após a Edição de Layout: 24 horas.
  • Publicação da versao final do artigo: até 48 horas.

Prazo total esperado, da submissão à publicação: cerca de 12 semanas.

Das responsabilidades editoriais

Coordenação Editorial

  • Analisar os manuscritos quanto ao escopo da Revista Chronos Urgência;
  • Faz a avaliação quanto à adequação do manuscrito às diretrizes de submissão da revista no prazo de até 72 horas. Nessa avaliação preliminar, analisar-se-á:
    • Assegurar que o manuscrito enviado atenda aos requisitos para a avaliação, no nosso caso double-blind peer review, da forma mais justa e imparcial possível, assegurando que as informações permaneçam confidenciais (ver o todo o conteúdo do texto e metadados do arquivo); e
    • Verificar:
      • Se os dados dos autores (até seis), foram todos fornecidos nos metadados da submissão (nome completo, instituição de origem, formação acadêmica, e-mail e ID do ORCID);
      • Se, na preparação do manuscrito, a apresentação de texto, formato e estrutura foram respeitados segundo as diretrizes para submissão da Revista Chronos Urgência;
      • Se o texto do manuscrito segue as diretrizes da Equator Network, de acordo com o tipo de estudo realizado;
      • Se toda a documentação suplementar foi fornecida e assinada: cópia do documento de aprovação no Comitê̂ de Ética em Pesquisa (CEP) ou "Declaração de não-envolvimento de Seres Humanos na Pesquisa"; "Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais"; e "Declaração sobre Conflito de Interesses".
  • Zelar e proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores;
  • Garantir a proteção da identidade dos avaliadores envolvidos no processo;
  • Orientar Editores de Seção, Avaliadores e Autores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da revista, submissão, avaliação e encaminhamentos;
  • Garantir que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores;
  • Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics);
  • Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa;
  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais;
  • Como membro da Equipe Editorial, não deve participar como parecerista; e
  • Quando autor de artigos na Revista Chronos Urgência, deve-se deixar claro que a revisão por pares corre independentemente do editor, realizada pelo Editor de Seção, segundo orientações do COPE. Também deve publicar um comentário, no próprio artigo, mostrando o quão transparente foi o processo de revisão.

Editores de Seção:

  • Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados;
  • Continua a avaliação preliminar do manuscrito submetido à revista, em seus aspectos éticos, de relevância e de política de plágio, tendo o prazo de até 96 horas para sua decisão editorial. Para isso deve:
    • Efetuar a análise documental fornecida, principalmente sobre os critérios éticos;
    • Avaliar a relevância e a contribuição dos achados para o avanço do conhecimento na sua Área Temática;
    • Na ausência de um assistente editorial, submeter o manuscrito ao mecanismo antiplágio da revista (Similarity Check);
    • Se pertinente, recusar o manuscrito, devolvendo-o à Coordenação Editorial junto com suas justificativas quanto aos aspectos analisados;
    • Do contrário enviar o manuscrito para avaliação.
  • Fazer uma adequada seleção de, no mínimo, dois avaliadores para a avaliação às cegas (double-blind peer review):
    • Garantir a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem;
    • Para cada avaliador, selecionar e vincular o instrumento de avaliação estruturado da revista ao manuscrito. Esse instrumento será preenchido pelo parecerista quando da inclusão de seu parecer dentro da revista e poderá ser enviado na íntegra para o autor;
    • Tendo discordância nos pareceres, o Editor de Seção pode optar por dar a decisão final da submissão ou selecionar um terceiro parecerista.
  • Como membro da Equipe Editorial, pode participar como parecerista de manuscritos de outra Área Temática que não a sua; e
  • Quando autor de artigos na Revista Chronos Urgência, o Editor de Seção não deve participar do fluxo editorial, segundo orientações do COPE, sendo indicado um outro membro do Conselho Editorial para a função de Editor de Seção para esse manuscrito. Também deve-se publicar um comentário, no próprio artigo, mostrando o quão transparente foi o processo de revisão.

Pareceristas e ad hoc:

  • Informar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo, quando solicitados;
  • Declinar um convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse;
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações;
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere à ética, à impessoalidade e ao respeito aos direitos humanos;
  • Informar os Editores sobre qualquer identificação de violação de boas práticas, de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio;
  • Avaliar, segundo roteiro de avaliação da Revista Chronos Urgência:
    • a originalidade da contribuição e a concordância com o escopo da revista;
    • a metodologia adequada e válida;
    • a análise rigorosa dos resultados e conclusões apoiadas pelos dados apresentados;
    • o correto uso da língua portuguesa;
    • o cumprimento com os critérios éticos de experimentação e da integridade em pesquisa.
  • Quando autor de artigos na Revista Chronos Urgência, não deve participar do fluxo editorial.

Autores:

  • É obrigação dos autores, saber o foco, escopo e concepção da Revista Chronos Urgência, bem como suas diretrizes para submissão;
  • Assegurar que o artigo submetido é original e que sua abordagem e análise sejam consistentes e significativas;
  • Quando cabível, dar crédito ao texto citando as fontes e garantindo que não haja inserções ou expressões que configurem plágio;
  • Abordar e problematizar coerentemente os dados, deixando claro as boas práticas da investigação e/ou no estudo realizado;
  • Atentar para as normas éticas cabíveis ao estudo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos;
  • Não submeter nem publicar o manuscrito em outro periódico;
  • Informar aos Editores sempre que houver a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado; e
  • Atribuir a autoria somente a quem teve significativa contribuição na concepção e no desenvolvimento do estudo.