Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Garantir que a contribuição seja original e inédita, e que não esteja sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Ter em mãos os seguintes dados, de cada autor, para colocar durante o processo de submissão do manuscrito: nome completo, instituição de origem, formação acadêmica (ou mini curriculo), e-mail e ID do ORCID.
- Garantir que o arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e que o seu texto e metadados não possuam indicações de sua autoria.
- Confirmar que o texto esteja com a configuração de página de tamanho A4, margens de 2 cm em todos os lados com espaçamento entrelinhas de 1,5 pt; que use a fonte Times New Roman de tamanho 12; que esteja empregando itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); e que as figuras e tabelas estejam inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- Assegurar-se que o texto siga os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
- A revisão da língua portuguesa (ortografia e gramática) e da tradução dos títulos e resumos para o inglês e espanhol foram realizados por profissionais qualificados.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- Ter em mãos os documentos suplementares de submissão: Aprovação no Comitê de Ética ou "Declaração de não-envolvimento de Seres Humanos na Pesquisa", "Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais"; e a "Declaração sobre Conflito de Interesses".
Editorial
Texto de responsabilidade do Editor-chefe da Revista, de sua Comissão Editorial ou de profissionais por ele convidados.
Artigo Original
Contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original e inédita, com possibilidade de replicação. Devem atender aos princípios da objetividade e clareza de objetivos, hipóteses e questão norteadora e obedecer à seguinte estrutura textual: introdução, método, resultados, discussão, conclusão ou considerações finais. Limitados a 15 páginas (incluindo gráficos, quadros e tabelas), exceto resumos e referências (no máximo 25).
Revisões
Artigos de revisão narrativa: são publicações amplas, sem metodologia/critérios sistemáticos de busca, pois não visam esgotar as fontes de informações, ou análise crítica, estando sujeitas à subjetividade dos autores. São análises qualitativas sobre o "estado da arte" de um determinado assunto publicado em livros ou artigos, sob o ponto de vista teórico-contextual do mesmo, como forma de atualização rápida. Consistem de: Introdução, Desenvolvimento (texto dividido em seções definidas pelo autor com títulos e subtítulos de acordo com as abordagens do assunto), Comentários e Referências. Limitados a 15 páginas (incluindo gráficos, quadros e tabelas), exceto resumos e referências (no máximo 25).
Artigos de revisão integrativa ou de revisão de escopo: pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de conhecimento, realizado de maneira sistemática e ordenada que contribua para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragens, ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Limitados a 15 páginas (incluindo gráficos, quadros e tabelas), exceto resumos, e não possuem limite de referências.
Artigos de revisão sistemática: pesquisa conduzida por meio da síntese de resultados de estudos originais que têm por objetivo responder a uma questão específica e de relevância para a saúde. A revisão sistemática poderá se caracterizar em meta-análise e/ou metassíntese, dependendo do tipo de abordagem metodológica do manuscrito e do objetivo do estudo. Os procedimentos metodológicos deverão ser detalhados em todas as etapas preconizadas pelo referencial primário adotado (por exemplo PRISMA). Limitados a 15 páginas (incluindo gráficos, quadros e tabelas), exceto resumos, e não possuem limite de referências.
Artigo de Reflexão
Formulações discursivas, com fundamentação teórica, histórica e filosófica sobre o estado da arte em que se encontra determinado assunto. Devem apresentar a argumentação e interpretação do(s) autor(es) do artigo frente ao pensamento debatido. São limitados a 15 páginas (incluindo gráficos, quadros, tabelas e referências), exceto resumos, e devem conter no máximo de 25 referências.
Relatos de Experiência
Ou Relato de Casos, são contribuições descritivas e contextualizadas a partir de um caso, experiência ou inovação, podendo ser na área do cuidado, do ensino ou da pesquisa. Tratando-se de relato de caso clínico, é obrigatório enviar o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos como documento suplementar. São limitados a 15 páginas (incluindo gráficos, quadros, tabelas e referências), exceto resumos, e devem conter um máximo de 25 referências.
Resenha
Aceitam-se resenhas de obras clássicas e contemporâneas, bem como teses de doutoramento. A resenha deverá conter no máximo 4 páginas e deverá vir com o título (negrito e caixa baixa) em português, inglês e espanhol e a referência do livro resenhado. Deve apresentar uma descrição do conteúdo da obra, elucidando para o leitor os principais pressupostos e fundamentos teórico-metodológicos da mesma, bem como possíveis críticas ao enfoque sustentado pelo autor.
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Chronos Urgência. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. À revista são cedidos, pelos autores, os direitos para download, cópia, impressão, compartilhamento, reutilização e distribuição, desde que para uso educacional e não-comercial, citando a fonte e conferindo os devidos créditos autorais.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, inclusive suas opiniões:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Repeitando o estilo de escrever dos autores, e com vistas a manter o padrão linguístico e credibilidade da revista, essa se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical necessárias, respeitando, no entanto, o estilo de escrita dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
A Revista Chronos Urgência está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Política de Plágio
A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio e ou similaridade. Por plágio considera-se copiar um estudo, ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria (autoplágio). Para maiores informações sobre plágio, acesse o link http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/Plagio.pdf
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais. Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a) a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo; b) se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado; e c) se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.
As suposições do plágio são: a) apresentar trabalhos de outros como seu; b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento; c) não usar aspas em uma citação literal; d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la; e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada. Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes: a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio; b) publicação duplicada; e c) conflitos de autoria. Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Política de Privacidade
A Revista Chronos Urgência segue a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais para navegação em seu site. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O que são cookies?
Um cookie é um pequeno arquivo de texto que um site salva em seu computador ou dispositivo móvel quando você visita o site. Ele permite que o site se lembre de suas ações e preferências (como login, idioma, tamanho da fonte e outras preferências de exibição) durante um período de tempo, para que você não tenha que digitá-las novamente sempre que voltar ao site ou navegue de uma página para outra.
Como usamos cookies?
- Para que suas preferências de exibição, como configurações idioma, de cor de contraste ou tamanho da fonte sejam registradas na navegação em toda a Revista Chronos Urgência;
- Para controlar a taxa de solicitação - limitando a coleta de dados se houver alto tráfego;
- Para gerar dados gerais e estatísticos do visitante e de sua sessão de navegação nas páginas da Revista Chronos Urgência;
- Para contabilizar e rastrear visualizações de páginas; e
- Para lembrar à Revista Chronos Urgência se você concordou (ou não) com o uso de cookies neste site.
A ativação desses cookies não é estritamente necessária para o funcionamento do site, mas proporcionará a você uma melhor experiência de navegação. Você pode excluir ou bloquear esses cookies, mas, se fizer isso, alguns recursos deste site podem não funcionar conforme o esperado.
As informações relacionadas ao cookie não são usadas para identificá-lo pessoalmente e os dados padrão estão totalmente sob nosso controle. Esses cookies não são usados para nenhuma finalidade diferente das descritas aqui.
Como controlar cookies
Você pode controlar e / ou excluir cookies como desejar. Você pode excluir todos os cookies que já estão em seu computador e pode definir a maioria dos navegadores para impedir que sejam colocados. Se você fizer isso, no entanto, poderá ter que ajustar manualmente algumas preferências sempre que visitar a Revista Chronos Urgência e alguns serviços e funcionalidades podem não funcionar.